segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Assim começou nosso projeto...

Sabemos da importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente, porém em nossa instituição infelizmente a reciclagem ainda não acontece! Por isso iniciamos o projeto "Reciclar é preciso: cuide do meio ambiente"
Para dar inicio ao nosso projeto convidamos as crianças do maternal II (3 anos), do 1º Período (4 anos) e do 2º Período (5 anos) para uma sessão de cinema, onde assistimos os filmes: Turma da Monica contra o Capitão Feio e Turma Monica: Cuidando do Meio Ambiente.
Após o filme fizemos uma roda de conversa onde começamos questionando o que aconteceu no filme: " O Capitão Feio estava jogando lixo na rua" Marcos 3anos. "Tava cheio de lixo e os animais comeram e passaram mal" Henrique 3 anos
Continuamos questionando: Pode jogar lixo na rua? "Se jogar lixo na rua polui tudo de água suja" João Gabriel de 5 anos referindo a enchente que o lixo provoca. " O lixo na rua entope e enche de água a nossa casa" Mariana 4 anos. Onde devemos jogar o lixo então? "No lixo" Luana 3anos.
Dando continuidade a roda de conversa apresentamos as lixeiras de reciclagem: O que é isso? "É para reciclagem" João Gabriel 5 anos. O que é reciclagem? Questionamos. "É para separar" Manuela 4anos. Reforma as coisas com o lixo" Julia Luiza 4anos. "Dá pra fazer obra de arte com reciclagem" Amanda 4 anos. Por que os lixeiros possuem cores diferentes? " Para separar as coisas" Luana 3 anos
Também falamos das cores dos lixeiros e o que vai em cada um, uma das crianças, o João Gabriel, já sabia o que ia em cada lixeiro, pós na sua casa a reciclagem já acontece!
Após apresentarmos as cores dos lixeiros a Manuela de 4 anos questionou: "Falta o azul", já que não temos o lixeiro azul. Assim perguntamos: O que faremos? "Vamos pedir para diretora?" João Gabriel 5 anos.
Então encerramos a roda de conversa com as crianças indo até a secretária, onde o João Gabriel pediu para diretora comprar o lixeiro azul.

http://youtu.be/pT8Oh4307F8
http://youtu.be/DQY14QPYStI

Nenhum comentário: