A pesquisa teve por objetivo investigar a ação da supervisão
escolar, enquanto mediadora do processo de ruptura de posturas
tradicionais e de construção de novos saberes, no cotidiano da escola,
tendo como campo empírico a Escola Municipal de Ensino Fundamental
Senador Salgado Filho SL/RS, a qual implementou, sob a coordenação da
supervisão, o Projeto de Isonomia de Carga-Horária e Salas Temáticas uma
reorganização do tempo e do espaço escolar! A investigação teve caráter
qualitativo e o estudo foi organizado sob duas categorias centrais (a
ação supervisora e os saberes dos professores), possibilitando o diálogo
com pesquisadores que deram sustentação teórica para a compreensão dos
achados. Chistov, Cunha, Pimenta e Placco, fundamentalmente sustentaram a
primeira categoria; e Charlot, Gómez, Libâneo, Pimenta, Tardif, a
segunda. Outros pesquisadores iluminaram as descobertas desta pesquisa,
trazendo referencias para as duas categorias, tais como Azevedo,
Brandão, Freire, Rios e Sousa Santos. Na busca pelo desvelar da
realidade, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, análise de
registros e documentos, observação, diário de campo e a constituição de
um Grupo de Estudos - espaço coordenado pelas supervisoras da escola,
com o objetivo de estudo teórico, partilha de experiências, reflexões e
discussões a partir do cotidiano da sala de aula. Os sujeitos da
pesquisa foram as duas supervisoras que atuam na escola e os professores
que participaram do Grupo de Estudos e exercem a docência nas turmas
envolvidas no Projeto de Isonomia de Carga-Horária e Salas Temáticas. A
pesquisa possibilitou perceber que foram vários os movimentos da
supervisão escolar, os quais favoreceram a implantação do Projeto, que
se desencadearam sob duas dimensões: movimentos anteriores à decisão de
mudança e movimentos ocorridos na tomada de decisão. Estas ações tiveram
sustentação em saberes construídos pelas supervisoras ao longo de suas
trajetórias pessoais, profissionais e acadêmicas, sendo que o respeito, o
acolhimento, a formação de vínculos éticos com o grupo de professores
parecem ter sido fatores relevantes nesta tomada de decisão coletiva da
E.M.E.F.S. Salgado Filho. A mediação, nesse contexto, assumiu a forma de
uma atitude intencional e passou a fazer parte do cotidiano das
supervisoras, as quais também sofreram os impactos da mudança na escola e
perceberam a necessidade de avançar e buscar novas práticas e
conhecimentos. Na sala de aula, frente às novas demandas do cotidiano,
os professores construíram saberes relacionados aos conteúdos e às
metodologias, possibilitando, entre outros: planejamento de propostas de
trabalho interativas, coletivas e de incentivo à atitude investigativa;
rotinização de algumas ações do cotidiano em sala aula; formação de
redes de parceria; compreensão da especificidade das disciplinas,
ampliando sua visão para além de seus limites. Neste momento ocorre um
movimento significativo em direção à interdisciplinaridade na escola. A
implantação do Projeto de Isonomia de Carga-Horária e Salas Temáticas
parece constituir-se como o início de uma outra lógica, fundada na
coletividade, na ética, no respeito e na participação democrática.
Penso, assim, que buscando ser uma escola inovadora, foi dado um passo
firme em direção a uma escola emancipatória
Autor(es): Gisele Palma - http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/title/a%C3%A7%C3%A3o-mediadora-da-supervis%C3%A3o-escolar-ruptura-praticas-tradicionais-uma-reorganiza%C3%A7%C3%A3o/id/29144037.html
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