segunda-feira, 25 de julho de 2011

A ação mediadora da supervisão escolar e a ruptura de práticas tradicionais: uma reorganização do tempo e do espaço escolar

A pesquisa teve por objetivo investigar a ação da supervisão escolar, enquanto mediadora do processo de ruptura de posturas tradicionais e de construção de novos saberes, no cotidiano da escola, tendo como campo empírico a Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho SL/RS, a qual implementou, sob a coordenação da supervisão, o Projeto de Isonomia de Carga-Horária e Salas Temáticas uma reorganização do tempo e do espaço escolar! A investigação teve caráter qualitativo e o estudo foi organizado sob duas categorias centrais (a ação supervisora e os saberes dos professores), possibilitando o diálogo com pesquisadores que deram sustentação teórica para a compreensão dos achados. Chistov, Cunha, Pimenta e Placco, fundamentalmente sustentaram a primeira categoria; e Charlot, Gómez, Libâneo, Pimenta, Tardif, a segunda. Outros pesquisadores iluminaram as descobertas desta pesquisa, trazendo referencias para as duas categorias, tais como Azevedo, Brandão, Freire, Rios e Sousa Santos. Na busca pelo desvelar da realidade, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, análise de registros e documentos, observação, diário de campo e a constituição de um Grupo de Estudos - espaço coordenado pelas supervisoras da escola, com o objetivo de estudo teórico, partilha de experiências, reflexões e discussões a partir do cotidiano da sala de aula. Os sujeitos da pesquisa foram as duas supervisoras que atuam na escola e os professores que participaram do Grupo de Estudos e exercem a docência nas turmas envolvidas no Projeto de Isonomia de Carga-Horária e Salas Temáticas. A pesquisa possibilitou perceber que foram vários os movimentos da supervisão escolar, os quais favoreceram a implantação do Projeto, que se desencadearam sob duas dimensões: movimentos anteriores à decisão de mudança e movimentos ocorridos na tomada de decisão. Estas ações tiveram sustentação em saberes construídos pelas supervisoras ao longo de suas trajetórias pessoais, profissionais e acadêmicas, sendo que o respeito, o acolhimento, a formação de vínculos éticos com o grupo de professores parecem ter sido fatores relevantes nesta tomada de decisão coletiva da E.M.E.F.S. Salgado Filho. A mediação, nesse contexto, assumiu a forma de uma atitude intencional e passou a fazer parte do cotidiano das supervisoras, as quais também sofreram os impactos da mudança na escola e perceberam a necessidade de avançar e buscar novas práticas e conhecimentos. Na sala de aula, frente às novas demandas do cotidiano, os professores construíram saberes relacionados aos conteúdos e às metodologias, possibilitando, entre outros: planejamento de propostas de trabalho interativas, coletivas e de incentivo à atitude investigativa; rotinização de algumas ações do cotidiano em sala aula; formação de redes de parceria; compreensão da especificidade das disciplinas, ampliando sua visão para além de seus limites. Neste momento ocorre um movimento significativo em direção à interdisciplinaridade na escola. A implantação do Projeto de Isonomia de Carga-Horária e Salas Temáticas parece constituir-se como o início de uma outra lógica, fundada na coletividade, na ética, no respeito e na participação democrática. Penso, assim, que buscando ser uma escola inovadora, foi dado um passo firme em direção a uma escola emancipatória
Autor(es): Gisele Palma - 

http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/title/a%C3%A7%C3%A3o-mediadora-da-supervis%C3%A3o-escolar-ruptura-praticas-tradicionais-uma-reorganiza%C3%A7%C3%A3o/id/29144037.html

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